Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

AGOSTO DOURADO – mais que uma lei: um direito da infância.

Do Blog Pediatra Orienta

No dia 12 de abril de 2017, foi sancionada a lei que institui o mês de agosto como o Mês de Aleitamento Materno: o AGOSTO DOURADO.

Relator: Departamento Científico de Aleitamento Materno

18/04/2017

Cada fato precisa ser analisado. Cada vitória, comemorada. Cada passo, programado.

No dia 12 de abril de 2017, foi sancionada a lei que institui o mês de agosto como o Mês de Aleitamento Materno: o AGOSTO DOURADO.

Chama nossa atenção a proposta de atividades:

Parágrafo único. No decorrer do mês de agosto serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, como:

I - realização de palestras e eventos;
II - divulgação nas diversas mídias;
III - reuniões com a comunidade;
IV - ações de divulgação em espaços públicos;
V - iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

Todas são ações possíveis. E como nada acontece por acaso, o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) de 2017 é:
Sustaining Breastfeeding – Together - Sustainable partnership and the rule of law

Para nós, por enquanto:
Trabalhando juntos pela amamentação, sem conflitos de interesse.

Dra. Amal Omer-Salim, Vice-Diretora Executiva da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) diz que "...apesar do aumento das evidências, da advocacia e melhoria das políticas de saúde quanto a amamentação, muitos desafios ainda permanecem. No mundo, apenas 38% das crianças são amamentadas exclusivamente até seis meses de idade. A meta global até 2025 é que pelo menos 50% dos lactentes sejam amamentados. Isso exige uma vasta combinação de esforços que vai além da amamentação, em vários outros níveis como a equidade de gênero, direitos trabalhistas, nutrição e saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico. O desenvolvimento sustentável não pode ser alcançado se não trabalharmos juntos. "

Assim, a sintonia não poderia ser mais perfeita para esse momento. Uma lei que abre a oportunidade de trabalharmos um mês inteiro sobre a informação, a divulgação e a implementação do aleitamento materno e o tema da SMAM de colaboração e cooperação, de forma ética, para que em 2025 tenhamos a média mundial de 50% de aleitamento materno até o 6º mês de vida.

Depende de cada um de nós o esforço para trabalharmos juntos. O governo, a sociedade, as escolas, as empresas, profissionais de saúde, a mídia, as famílias são todos importantes e fundamentais para evoluirmos e atingirmos o melhor e mais completo princípio da saúde infantil: Aleitamento materno desde a sala de parto, exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês, estendido até 2 anos ou mais.

A lei entra em vigor 180 dias após sua publicação. Isso quer dizer dia 12 de outubro. Mas nosso AGOSTO DOURADO começa agora. Já começou. Vamos juntos alcançar o que é de direito da infância brasileira.

Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um.
Mário Quintana.

Relator: Departamento Científico de Aleitamento Materno

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545