Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Tchau tchau, fraldinhas

Do site Brasília Kids

Saiba o momento certo para começar a tirar a fralda dos pequenos de uma forma natural e tranquila

por Gustavo Nunes

12/11/2016

Sempre nos perguntamos sobre qual seria o momento certo para começar a tirar o costume da fralda dos nossos pequenos, em especial, quando somos papais de primeira viagem.

Durante essa fase da vida das crianças, é preciso ser paciente e ensiná-los a fazer suas necessidades no peniquinho ou no banheiro, para irem perdendo o costume das fraldas.

Agora fica a dúvida: como fazer isso sem assustar o pequeno? O Pediatra Dr. Moisés Chencinski, membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial de São Paulo, esclareceu alguns pontos.


TEMPO CERTO

A maior dúvida sempre é: qual o tempo certo para começar a tirar o costume das fraldas? Não há um consenso a respeito da idade ideal, pois cada um dos pequenos tem o seu próprio desenvolvimento, porém, há um momento apropriado. Não é dependente da idade, mas aconselha-se que o desfralde seja iniciado entre 2 anos e meio a 3 anos para as fraldas do dia e até 4 a 5 anos para as fraldas da noite, segundo o Dr. Moisés.

Para desacostumar os pequenos completamente, o ritmo deles deve ser levado em conta, se tudo é feito de maneira adequada, respeitando o tempo e desenvolvimento da criança, o desfralde diurno não irá demorar para acontecer. De acordo com o Dr. Moisés, o treinamento com fraldas, após observar que a criança apresenta controle, dure 15 dias antes da retirada completa. Porém as fraldas noturnas, devem ser retiradas quando a criança ficar pelo menos 15 dias com as fraldas secas e limpas.


FRALDAS DIURNAS E NOTURNAS

Há algumas diferenças que devem ser observadas entre o desfralde diurno e noturno, segundo o médico, a fralda durante o dia requer uma adaptação consciente, voluntária dos controles da criança.

Já para a fralda noturna, o controle deve ter uma atenção maior, porque como a criança está dormindo, ela não tem o equilíbrio da bexiga e ânus, por esse motivo, o desfralde noturno deve ser acompanhado de perto por quem estiver observando a sequência de noites secas e limpas dos pequenos.


XIXI NA CAMA

Após a retirada do hábito dos pequenos usarem fraldas, é comum que eles urinem na cama, porém não é algo para se preocupar.

Até os 5 anos de idade, o não controle do pipi é considerado normal, caso não tenha nenhum outro sintoma associado. Segundo o Dr. Moisés, o que preocupa é o fato de uma criança que controlava bem o xixi e o cocô, após algum tempo, perder esse controle. De acordo com o médico, infecções, estresse, situações emocionais podem ser responsáveis por essa quebra de rotina e precisam ser avaliados.

Para evitar que o pequeno faça pipi na cama, o horário da ingestão de líquidos pode ser controlado, o pediatra recomenda que a criança beba bastante água durante o dia para que tenha a sensação de bexiga cheia e controle de dia, para que, 2 horas antes de dormir, ela não tome líquidos em excesso.


INCENTIVO

É importante não forçar a criança nessa fase, é necessário que o pequeno entenda o que está acontecendo. Quando formos desacostumar as nossas crianças com o uso da fralda, é imprescindível estarmos sempre presentes e termos disponibilidade para levá-los ao banheiro quando precisarem, sem pressão.

Conversar, fazer brincadeiras, comemorar e incentivar, são as melhores coisas que podemos fazer por eles nesse momento tão importante de suas vidas, o vínculo e proximidade da família é uma recompensa para a criança, e exerce uma função benéfica nesse processo.


A ESCOLA

Quando os pais decidem desfraldar a criança, a escola assume um papel muito importante nesse processo, principalmente quando passa a observar mudanças de comportamento das crianças, como segurar a vontade de ir ao banheiro, deixando para ir em casa. Outra possibilidade é incentivar a ida de todos ao banheiro ao mesmo tempo.


TRÊS FASES PARA DAR ADEUS ÀS FRALDINHAS

Segundo o Dr. Moisés, existem três etapas que devem ser observadas para o desfralde:


Fase 1: A criança consegue te avisar que FEZ

Nesse momento, a criança anda com as suas fraldas “pingando pela causa” sem que isso a deixe incomodada. Ela não tem consciência sobre o que está acontecendo, não há como fazê-la exercitar o controle.

Fase 2: a criança consegue te avisar que ESTÁ FAZENDO 

Nessa fase, a criança começa a perceber que algo diferente está acontecendo. Já começando a se sentir desconfortável com a fralda cheia, tanto do N°1 quanto do N°2, ela começa a ter a sensação de que tem que fazer, mas ainda não consegue se conter.

Fase 3: a criança consegue avisar que QUER FAZER 

Agora a criança já consegue ter o controle de suas vontades fisiológicas, é nesse momento que devemos considerar a iniciação do treinamento. Isso deve ocorrer quando o pequeno começa a segurar a vontade e olhar para nós com a cara de “E agora, o que faço?”


A dica de ouro

O segredo de tudo é ter paciência, os nossos pequenos precisam disso, e, se for preciso, retorne o uso das fraldas, pois tudo deve ser no tempo da criança, mas, também no dos papais que precisam se sentir seguros e tranquilos, passando esse sentimento de segurança, para que a criança consiga passar por essa fase com naturalidade.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545