Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

BODAS DE PRATA: 25 anos de Semana Mundial de Aleitamento Materno

Do Boletim INFORME-SE da Sociedade de Pediatria de São Paulo - nº 188 (julho/agosto de 2016)

Relator:
Moises Chencinski, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP

Temos um compromisso: apoiar, proteger e divulgar diariamente o aleitamento materno e toda sua importância, sua relevância para a saúde do País.

01/11/2016



A palavra Boda vem do latim votum, que significa promessa. De acordo com o seu significado religioso, é uma promessa para toda a vida. A tradição das festas das bodas de casamento surgiu na Alemanha, quando era costume oferecer aos casais uma coroa de prata quando completassem 25 anos de casados, e uma de ouro quando fizessem 50 anos de matrimônio.

Em 2016, com o tema “Aleitamento Materno: Presente saudável, futuro sustentável”, celebramos 25 anos de uma promessa, que começou após a Declaração de Innocenti, sobre a Proteção, Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno, no encontro "Breastfeeding in the 1990s: A Global Initiative" organizado pela OMS/UNICEF.

Assim, desde 1992, a primeira semana de agosto é dedicada à celebração e promoção do aleitamento materno em 120 países do mundo. A cada ano a WABA define um tema (ver no site da FIOCRUZ – Rede BLH) que é abordado e lança materiais em vários idiomas, que podem ser adaptados para cada país, de acordo com suas características.

O tema desse ano nos remete a pensar nas palavras do Dr. Amal Omer-Salim, Diretor Executivo da WABA: “o desenvolvimento sustentável significa o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras terem as suas próprias necessidades satisfeitas. O aleitamento materno é a chave para o desenvolvimento sustentável”.

Embora pareça complexo, o aleitamento materno está ligado a cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), alguns de forma mais direta e objetiva (fome zero, boa saúde e bem estar) e outros como base ou parte importante (erradicação da pobreza, igualdade de gêneros, energia acessível).

Apesar de 25 comemorações de semanas mundiais de aleitamento materno (SMAM), ainda temos muito a fazer até chegarmos às Bodas de Ouro de nossas promessas em relação à amamentação, ao futuro das crianças e a um mundo melhor.

A primeira semana de agosto deve ser um alerta, um primeiro passo de nossa caminhada na busca de colocar o aleitamento materno em seu devido lugar, ou seja, mães amamentando seus bebês, de forma natural, desde a sala de parto, exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês, até 2 anos ou mais, onde, quando e como houver a necessidade, com o apoio da família, da escola, das empresas, da sociedade, da mídia, das redes sociais, dos profissionais de saúde e do governo.

Temos um compromisso: apoiar e divulgar diariamente o aleitamento materno e toda sua importância, sua relevância para a saúde do país e, na primeira semana de agosto de 2017, olhar o passado com mais orgulho, o presente com mais satisfação e o futuro com mais esperança.

Essa é a proposta do Departamento de Aleitamento Materno da SPSP com todo o apoio da Diretoria e Presidência da SPSP. Acompanhem-nos aqui e nas nossas ações (aulas, textos, atividades) em prol do aleitamento materno.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545