Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Quando é hora de dar remédio para febre

Do site itmãe

Pense na mãe mais tranquila e segura que você conhece. Agora diga que o filho dela está com febre. Pronto, pode esperar aflição e insegurança. “Será que devo medicar? Será que levo ao PS? Será que é grave?”

por Izabela Malzoni

11/07/2016


Até 37°C a temperatura é considerada normal

Faz sentido: a febre é de fato um sinal de alerta do corpo de que há algo interferindo no seu bom funcionamento, seja uma inflamação gerada pela simples erupção dos dentes, seja um infecção mais importante. Então, o que fazer? Conversamos com o pediatra e homeopata Moises Chencinski, autor de Homeopatia mais simples do que parece (Ed. Pólen) para responder as dúvidas mais comuns dos pais.

Quando a febre é grave?

A febre em si não é doença, e sim uma reação do organismo. O grau da febre, alto ou baixo, não é indicativo da gravidade da doença, mas sim da reatividade do corpo. Ou seja, um febrão de 40°C não significa necessariamente que a doença é grave, assim como uma febre baixa e persistente de 37,8°C não deve ser ignorada.

Meu filho pode ter convulsão?

Um dos maiores medos dos pais em relação a febre é a possibilidade da convulsão febril. No entanto, essa reação exacerbada do corpo costuma ser associada ao grau alto da febre, o que é errado. A convulsão tem mais a ver com a velocidade de subida ou descida da febre do que com o grau em si. Ou seja, tem mais riscos de convulsionar a criança que vai de 36°C a 38°C em cinco minutos do que aquela que vai de 36°C a 41°C em quatro horas. A convulsão também tem relação com histórico familiar e com a idade da criança. Costuma acontecer entre 6 meses de idade e seis anos, com maior incidência até os dois anos.

Com quantos graus devo dar o antitérmico?

Antes disso, fale com o pediatra preferencialmente. Pois há antitérmicos diferentes para cada grau de febre e cada idade. Febre é um sinal de alerta e abaixá-la pode simplesmente camuflar o problema. Se a criança não tem outros sintomas, pode-se dar o antitérmico a partir de 37,8°C-38°C — até 37°C a temperatura é considerada normal e entre 37,1°C e 37,7°C, febril. O antitérmico não trata a doença, mas deve melhorar o estado geral da criança por até seis horas. Ela deve voltar a comer e ficar mais animada. Se ela continuar apática quando a febre abaixar, procure um médico.

Tem outras maneiras de tratar, além do remédio?

Se a criança tem menos de seis meses, verifique se não está excessivamente agasalhada. Crianças pequenas ainda não regulam bem a temperatura corporal. Dê um banho morno. Isso não abaixa a febre, só momentaneamente, mas melhora a disposição do doente. Ofereça líquidos: a febre desidrata e é importante repor os líquidos para não piorar.

Fazer compressa com álcool diminui a febre?

Não! Essa é das antigas, mas pode ser muito prejudicial, porque o álcool pode ser absorvido pela pele ou pela inalação. Além disso, nada de banho gelado. O choque térmico, além de ser muitíssimo desconfortável, vai abaixar a temperatura bruscamente, aumentando o risco de convulsão febril. E não medique sem falar com o médico, vale reforçar.

Quando devo levar meu filho ao médico ou ao PS?

Como dito acima, se a febre abaixar, mas o estado geral da criança não melhorar, procure o seu pediatra ou o pronto socorro. É preciso descobrir o que está a deixando assim. Se a criança tem menos de 3 meses, também deve ser avaliada pessoalmente o quanto antes. Se há outros sintomas, como vômitos, dor de cabeça, dificuldade para respirar e se a febre for persistente, ou seja, não passar com medicação. Mas se algo lhe diz que não está tudo bem, procure ajuda. Afinal, você conhece seu filho melhor que ninguém.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545