Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

CDC disponibiliza plataforma sobre o vírus Zika destinada a pediatras

Do site Amazonas Notícias

Artigo analisa informações sobre o vírus Zika, suas características epidemiológicas, a apresentação clínica em crianças, testes laboratoriais, tratamentos e métodos de prevenção

29/03/2016

Artigo analisa informações sobre o vírus Zika, suas características epidemiológicas, a apresentação clínica em crianças, testes laboratoriais, tratamentos e métodos de prevenção
Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agências do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, compilaram suas pesquisas e recomendações sobre o vírus Zika em um novo artigo, publicado no Pediatrics, jornal oficial da Academia Americana de Pediatria.

Segundo os autores do artigo, o objetivo era reunir num só local as informações relevantes para os pediatras que necessitam aconselhar as mulheres que estão pensando em viajar para lugares onde pode haver a transmissão em curso do vírus, bem como informações sobre a prestação de cuidados destinados às crianças infectadas pelo vírus Zika e suas famílias.

“O vírus Zika, um flavovírus transmitido por mosquitos, já é conhecido desde 1947, mas somente no ano passado começou a se espalhar pelas Américas. A introdução do vírus coincidiu com o aumento do número de casos de microcefalia no Brasil. Mais de 5.000 casos suspeitos de microcefalia foram relatados por aqui, desde outubro de 2015. O número supera a média de 150-200 casos por ano no Brasil”, afirma o pediatra e homeopata Moises Chencinski (CRM-SP 36.349).

Os pesquisadores agora estão estudando as associações entre o vírus em mulheres grávidas e os casos de microcefalia, bem como outros distúrbios neurológicos nos bebês, embora uma ligação causal ainda não tenha sido definida, apesar de muito provável. “A cada semana a doença preocupa mais as autoridades de saúde no mundo todo e mais informações científicas sugerem que a ligação entre o vírus e a microcefalia é real”, explica o pediatra.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou extrema preocupação com o vírus Zika e as doenças que ele vem causando numa conferência de imprensa realizada em 22 de março. “Embora as associações ainda não estejam definitivamente comprovadas, agora há um consenso científico de que o vírus Zika está implicado em diversos distúrbios neurológicos. O tipo de ação pedida por esta emergência de saúde pública não deve esperar por uma prova mais definitiva”, defendeu Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde.

O vírus Zika agora está espalhado em mais de 38 países e territórios na América Latina e no Caribe, segundo a OMS. Com a proximidade do verão no hemisfério norte, as autoridades dizem que provavelmente o vírus vai se espalhar pelo continente americano, particularmente em áreas que abrigam os vetores primários, o Aedes aegypti e, possivelmente, o Aedes albopictus. Em casos raros, o Zika também pode ser transmitido através do contato sexual.

“Para os 20% das pessoas infectadas que apresentam sintomas, a doença é leve e os sintomas são febre, erupção cutânea, dor nas articulações e conjuntivite. A principal preocupação é em relação aos bebês nascidos de mães que possam ter contraído Zika durante a gravidez”, explica Moises Chencinski.

O CDC, em colaboração com a Academia Americana de Pediatria, está divulgando orientações aos pediatras para que eles possam identificar lactentes e crianças que possam ter sido infectados. Confira as principais recomendações das entidades nesse sentido:

· Lactentes devem ser testados para Zika quando nasceram com microcefalia ou calcificações intracranianas e quando a mãe passou algum tempo em uma área afetada durante a gravidez ou teve contato sexual com um parceiro do sexo masculino que viajou para as áreas de disseminação do vírus;
· Lactentes devem ser testados para Zika se a mãe teve um teste positivo ou inconclusivo para Zika, pois muitos defeitos de nascimento não são detectados no pré-natal ou no momento do nascimento;
· Crianças cujas mães apresentaram resultados negativos para Zika ou não foram testadas e que não nasceram com microcefalia ou calcificações intracranianas devem receber cuidados preventivos rotineiramente;
· A suspeita de Zika deve ser levantada em crianças com dois dos sintomas acima mencionados em suas duas primeiras semanas de vida se a mãe viajou para uma das áreas afetadas, antes de duas semanas do parto;
· A suspeita de Zika deve ser levantada em crianças que apresentam pelo menos dois sintomas depois de duas semanas de viagem a uma área afetada;
· Os adolescentes também podem ser expostos ao vírus através do contato sexual com um homem que passou um tempo em uma área afetada.

Nos EUA, o vírus é uma doença de notificação obrigatória nacional e deve ser relatado para os departamentos de saúde estaduais ou locais para facilitar o teste. Os dirigentes do CDC dizem que estão trabalhando para melhorar a disponibilidade de testes de diagnóstico, mas nenhum deles está disponível no mercado americano no momento.

“Para lactentes e crianças que contraem o Zika através da picada do mosquito, a doença é tipicamente leve, como é nos adultos. O tratamento envolve cuidados de suporte. Nos EUA, as mortes de duas adolescentes têm sido associadas com o vírus, mas, pelo menos, uma delas tinha outras condições pré-existentes de saúde graves. Os pesquisadores também estão explorando possíveis associações entre o vírus Zika e a síndrome de Guillain-Barré”, informa o médico.

Vírus Zika x aleitamento

Chencinski destaca que “o vírus Zika já foi encontrado no leite materno, mas não há casos infantis de infecção pelo vírus relacionados com a amamentação. As entidades de saúde recomendam que as mães com diagnóstico de Zika, que vivam em áreas onde o vírus esteja se espalhando, continuem a amamentar. Não há nenhuma evidência de transmissão (através do leite materno) e nós já sabemos quais são os benefícios da amamentação”.

Como medida preventiva, as autoridades de saúde recomendam que as mulheres grávidas evitem viagens para áreas onde o vírus esteja disseminado, pois não há vacinas disponíveis. “Todos os que viajam para áreas onde o Zika vírus está sendo transmitido devem tomar medidas para evitar picadas do mosquito”, destaca Chencinski, membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545