Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Falando de maternidade: a realidade no retorno da licença e a continuação da amamentação

Do blog Falando de beleza

Medo, insegurança, dúvidas e um turbilhão de emoções caminham juntos com as mamães que assim como eu está prestes a voltar da licença maternidade, então aumente essa carga se você deseja continuar a amamentar! Na foto acima sou eu e a Beatriz que fará 6 meses no fim desse mês e ainda mama a cada 2 horas e está bem longe de parar!

por Patty, a mamãe da Bia

20/07/2015

 


Mas será possível voltar a trabalhar e continuar a amamentação? Na real não é tão simples quanto parece, por mais que iremos apenas ordenhar o leite para manter a produção ou aliviar o desconforto das mamas cheias há a necessidade de um local apropriado e reservado para tal, dificultando um pouco mais quando temos a intenção de continuar a amamentar mesmo voltando da licença maternidade, pois além do local deveríamos ter um microondas disponível para esterilizar os utensílios, um sofá ou poltrona, e um freezer para que o leite extraído fique armazenado até o momento de encerramento do expediente, mas ainda não termina por aí!

Terminado o expediente vem a hora de enfrentar o trânsito e com ele vem a dúvida, como fazer para transportar o leite materno até a sua casa? Por quantas horas ele pode ficar fora da geladeira?

Infelizmente são pouquíssimas as empresas que possuem sala de apoio para a amamentação ( uma pena a minha também não tem ), segundo dados recentes “das 12 mil empresas cadastradas no “Empresa Cidadã”, iniciativa do Ministério da Saúde que incentiva a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses, apenas 80 oferecem Salas de Amamentação em todo o país.

Mães que todos os dias, encontram no uso da bomba,  a alternativa para protegerem a amamentação dos seus filhos. São estas mães que estão nas empresas, muitas vezes, com uma carga horária que torna impossível até durante o dia,  aliviarem as mamas da ausência de sucção dos seus bebês por longas horas…. Queremos que estas mães se identifiquem com o movimento,  que se sintam acolhidas, e que se juntem ao movimento para que todas juntas, possamos mudar esta realidade!”

A fonte e dados dos trechos acima são da página a hora do mamaço que traz como slogan de sua campanha “Sim, nós podemos! Trabalhar e amamentar, só basta apoiar!”. 

Sim queremos e precisamos desse apoio, porém infelizmente a realidade é outra, mas vamos lutar pra que isso mude, não é mesmo?

E enquanto isso não acontece vamos procurar meios pra facilitar e para que possamos continuar com a amamentação visando sempre o melhor para os nossos bebês, porque amamentação é um ganho pra vida toda! E se você assim como eu está nessa mesma luta, vêm comigo que separei algumas dicas extraídas na internet afora e que venho lendo e acompanhando.

Pra quem ainda desconhece a importância da amamentação:

importancia-amamentação

Abaixo alguns sites e perfis na rede que vale a pena seguir e que é de muita valia, contendo muita informação sobre aleitamento, ordenha, armazenamento, a volta da licença maternidade, introdução alimentar, saúde do bebê e também pediatria, conforme a seguir:

SBP – sociedade brasileira de pediatria www.sbp.com.br

Blog eu apoio leite materno www.euapoioleitematerno.wordpress.com do dr Doutor Moises Chencinski

Página do Dr Moises Chencinski, pediatra maravilhoso, super atencioso e que ama o que faz!

Aleitamento – www.aleitamento.com

Hospital Albert Einstein – www.einstein.br

Amamentar é www.amamentareh.com.br

E se você mãe que já passou ou tem passado pela mesma situação, quero saber como você fez? Parou de amamentar ou na sua empresa tinha sala de apoio a amamentação? Nos relate um pouco da sua experiência que ficaremos muito feliz em poder compartilhar a sua história ou dica e assim ajudar outras mamães!

Super beijo!

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545