Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

DICAS PARA O SEU BEBÊ DORMIR SOZINHO

Do site Bebê Mamãe

Saiba qual é a melhor maneira de tirar o pequeno da cama dos pais

por Bruna Romanini

05/07/2015

 
Foto: Getty Images

Para alguns pais, não é um problema o bebê dormir na mesma cama com eles e até preferem isto. Já outros acham melhor que o bebê durma no berço. “O importante é respeitar a vontade dos pais e oferecer a eles as melhores orientações para que todos possam se beneficiar. Tudo isso são tentativas que fazemos para tentar adequar o melhor dos pais para o melhor do bebê”, constata o pediatra Moisés Chencinski, membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Para estes pais que desejam que o bebê durma sozinho, elaboramos algumas dicas simples que tornam a transição da cama dos pais para o berço mais fácil.  “Faça com que o quarto da criança seja tão gostoso quanto o dos pais, assim ela ficará estimulada a dormir no próprio espaço”, orienta a pediatra Lucila Bizari F. do Prado, presidente do departamento de sono da Sociedade de Pediatria de São Paulo.. Também é importante que os pais transmitam segurança ao filho. 

Além disso, sempre coloque o bebê acordado no berço. “Imagina se você dorme na sala e acorda na sua cama sozinha! A criança precisa saber que vai dormir e acordar no mesmo lugar, isso dá segurança a ela”, diz Lucilia do Prado. É claro que para ser colocada no berço a criança precisa dar sinais de que está prestes a dormir, de nada adianta deixá-la lá completamente desperta.

Ao colocar a criança no berço, nos primeiros dias os pais podem ficar com ela no quarto até que durma, mas depois é importante deixá-la sozinha. Outro ponto interessante é que caso o bebê seja maiorzinho os pais expliquem a ele que a partir de agora ele irá dormir no próprio berço, para que  entenda o que está ocorrendo.

Nos primeiros meses com o bebê o pequeno pode dormir no berço no quarto dos pais e quando estes se sentirem mais seguros podem colocar o berço no quartinho. 

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545