Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

BEBÊ DORMIU MAMANDO: O QUE FAZER

Do site Bebê Mamãe

Bebê dormir mamando é muito comum, por isso, veja como agir nesta situação

por Bruna Romanini

24/06/2015

Seu bebê dormiu mamando? Calma, dependendo da faixa etária isto é completamente normal. “Até o terceiro ou quarto mês de vida isso é completamente esperado. O bebê irá acordar e mamar porque está com fome e depois volta a dormir”, explica o pediatra Moisés Chencinski, membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Por volta do terceiro mês de vida isso começa a se modificar. “Cada bebê tem seu tempo, se isso não causar desconforto para a mãe ou o pequeno, pode ser mantido até que se mostre desnecessário. Quando isso ocorrer, esse bebê vai mamar e dormir só depois”, diz Moisés Chencinski.

Não é preciso temer que o bebê vai ficar “viciado em mamar para dormir”. “Se o bebê tem essa necessidade pode ser tanto uma falta de contato com a mãe durante o dia, o que é absolutamente saudável e esperado de uma criança, como também porque o bebê precisa desta quantidade de leite, o que também é normal”, explica Moisés Chencinski.

Para aumentar o contato com a mãe durante o dia uma boa alternativa é o sling. “Com o sling o bebê fica no colo enquanto a mãe faz outras atividades, com isso o pequeno se sente mais seguro. O contato mais próximo entre mãe e bebê nos primeiros meses está ligado à teoria da externo gestação que diz que por uma questão evolutiva o ser humano não pode nascer pronto. Então, nascemos incompletos, por isso que o bebê tem cólicas, o sistema digestivo ainda está em formação. É quase como se fossemos cangurus e o bebê precisa ficar agarrado com a mãe”, explica a consultora familiar Renata Konzen, autora do livro Durma Tranquila: O sono de bebês de 0 a 6 meses. Os bebês costumam ficar no sling até cerca de três meses, fase em que o bebê começa a rolar e a querer ficar mais livre.

É importante informar o pediatra sobre este hábito do bebê e caso a mãe não queira mais mantê-lo deve conversar com este médico sobre qual é a melhor maneira de parar com isso.

Uma dúvida comum quando o bebê dorme mamando é: devo acordá-lo para que continue a amamentação ou não? “A questão é saber se esse bebê parou a mamada ou não, se ele parou a mamada, vai diminuir muito o ritmo e vai parar e então a mamada está encerrada. Se você está na dúvida, você pode com o mindinho estimular a bochecha ou o pé do pequeno e se com o estímulo ele continuar sugando pode manter a mamada”, diz Moisés Chencinski.

Lembre-se que a amamentação exclusiva deve continuar até os seis meses de vida e o aleitamento materno com outros alimentos pode seguir até os dois anos ou mais da criança. A amamentação é tão importante para o bebê que o pediatra Moisés Chencinski lançou o movimento #euapoioleitematerno, conheça aqui.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545