Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Médicos dão orientações para evitar doenças com as mudanças do tempo

Do site Globo.com

Variações bruscas de temperatura afetam diretamente a nossa saúde. Alimentar-se bem, tomar água e usar soro fisiológico são algumas dicas

Do G1, em São Paulo

13/08/2014

As mudanças bruscas de temperatura neste inverno impactam diretamente a nossa saúde. Pode ser com problemas mais simples, como boca seca, lábio rachado, resfriado ou dor de cabeça, ou mais sérios, como gripe e dor de ouvido. No Sul e Sudeste do país, os termômetros têm tido registros de verão no mês de agosto. E também há dias de muito frio – nesta quinta-feira (14), a temperatura máxima na capital paulista não deve passar dos 13° C.

Segundo a otorrinolaringologista Francine Pádua e o pediatra Moises Chencinski, no tempo seco é importante usar soro fisiológico para umedecer as vias aéreas, lágrima artificial para os olhos e hidratante para a pele e os lábios; vestir roupas que aqueçam bem o corpo e carregar sempre uma echarpe mais fina na bolsa ou mochila; usar umidificador, bacia com água ou toalha molhada no ambiente; manter as vacinas em dia e, se necessário, fazer inalação com soro fisiológico. 

De acordo com Chencinski, quem respira mal pelo nariz também respira mal pelo pulmão, pois a mucosa é a mesma. Por isso, pessoas que sofrem de rinite alérgica têm mais propensão a ficar gripadas ou resfriadas no frio, pois têm um número maior de receptores nas mucosas das vias respiratórias, onde grudam os vírus e as bactérias. Além disso, indivíduos alérgicos devem tomar cuidado para não usar casacos guardados com pó e mofo.

Ao todo, segundo os médicos, 95% das sinusites agudas são precedidas por gripe ou resfriado, e até 5% das gripes ou resfriados podem evoluir para uma sinusite aguda. De acordo com os especialistas, é considerado normal um adulto ter de 3 a 4 resfriados por ano. Já em crianças, é normal ter entre 6 e 10  resfriados por ano.

Outras dicas dos médicos nesta época são: tomar bastante água e alimentar-se bem para fortalecer a imunidade (no caso dos bebês, a amamentação também ajuda muito a prevenir doenças); evitar ficar muito em lugares fechados e com aglomeração de pessoas; quando der banho em uma criança, deixar a porta do banheiro fechada para manter o calor, inclusive ao vesti-la; e redobrar os cuidados com os pequenos e os idosos, pois o sistema imunológico deles é mais frágil que o dos adultos.

No estúdio, os convidados explicaram ainda por que os pelos ficam arrepiados e por que o nosso corpo treme de frio. No primeiro caso, o sistema termorregulador, localizado na região cerebral do hipotálamo, manda uma mensagem para o músculo eretor do pelo, que é bem pequeno e fica no início do folículo, deixando-o ereto imediatamente. Esse é um mecanismo involuntário. Os pelos arrepiados formam uma espécie de camada de ar que impede a perda de calor, mantendo a temperatura do corpo entre 35,5° C e 37° C. No caso dos tremores, o processo é o mesmo: o sistema termorregulador, responsável por regular a temperatura, envia sinais para os músculos, que tremem para produzir energia e manter o corpo quente.

 Dicas do Bem Estar ajudam a não ficar doente neste inverno (Foto: SGO/BSIP/Arquivo AFP)

Como enfrentar o tempo seco?

Arte tempo seco (Foto: Arte/G1)

Temperaturas máximas e mínimas da capital paulista na primeira quinzena de agosto

Temperaturas máximas e mínimas da capital paulista em agosto (Foto: Arte/TV Globo)

Como proteger a saúde das viradas no tempo? Mande a sua pergunta

Bem Estar vai dar dicas para você não ficar doente neste inverno.
Otorrinolaringologista e pediatra são convidados do programa.

Do G1, em São Paulo

Você tem a sensação de que a temperatura está variando muito neste inverno? Isso não é só impressão! As temperaturas máxima e mínima de cada dia estão oscilando demais. Num dia está muito frio e, no seguinte, faz um calorão. Às vezes, as mudanças ocorrem em menos de 24 horas.

Qual o impacto dessas viradas de tempo na saúde? Como se prevenir para não ficar doente? Para dar várias dicas, estarão no estúdio a otorrinolaringologista Francine Pádua e o pediatra Moises Chencinski.

Participe com a gente, enviando a sua pergunta pela página do VC no Bem Estar, na qual também é possível mandar uma foto ou um vídeo, ou ainda pela página de interatividade do Bem Estar.

Programa Bem Estar - se você quer ver ou rever, assista aqui.


Bem Estar 2

Bem Estar dá dicas para não ficar doente com as mudanças repentinas de tempo

 


Bem Estar 1

 

Água ajuda a evitar que o resfriado vire uma sinusite

Chat depois do Programa Bem Estar respondendo perguntas dos internautas

Chatglobo.jpg

Exclusivo na web: especialistas alertam para efeitos das mudanças de clima na saúde

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545