Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Hora do Mamaço - 2014 - é agora, no dia 2 de agosto na Casa das Rosas

Público será incentivado a fazer a assinatura do manifesto on-line Lei de Proteção à Mãe que Amamenta: em Qualquer Hora em Qualquer Lugar!

29/07/2014

A Hora do Mamaço 2014: eventos marcarão o final de semana em 38 cidades brasileiras

Entre os dias 01° e 07 de agosto, acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno (iniciativa coordenada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento - WABA), ocasião em que 175 países realizarão eventos para lembrar que a amamentação deve ser protegida, promovida e apoiada por todos. O tema deste ano - Amamentação: Uma vitória para toda vida! - ressalta a importância de aumentar e manter o apoio, a promoção e a proteção ao aleitamento materno, além de fazer a contagem regressiva para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

 As cidades de São Paulo (SP), Goiânia (GO), Atibaia (SP), Salvador (BA), Rincão (SP), Curitiba (PR), Rio das Ostras (RJ), Blumenau (SC), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Altamira (PA), Ubatuba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP), Itajaí (SC), Andradas (MG), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Sorocaba (SP), Manaus (AM), Santos (SP), Caraguatatuba (SP),Lajeado (RS), Caratinga (MG), Indaiatuba (SP),Brasília (DF), Niterói (RJ), Franca (SP), São José dos Campos (SP), Belo Horizonte (MG), Cabo Frio (RJ), Taubaté (SP), São Bernardo do Campo (SP), Volta Redonda (RJ), Londrina (PR), Recife (PE) e Santa Maria (RS) realizarão eventos públicos, nos dias 02 e 03 de agosto, sob a coordenação nacional da AMS Brasil - Aleitamento Materno Solidário, com o objetivo de celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno e de montar um grande mural de fotos na Internet, registrando selfies de aleitamento materno feitos em vários pontos do território nacional.

  “A ideia que propomos para 2014 é muito simples. Queremos receber selfies das mães e seus bebês durante a Hora do Mamaço. Cada cidade poderá enviar até 5 (cinco) fotos do evento. As fotos serão aceitas até 30 dias após o evento, não deverão ter descrição e devem estar em alta resolução. O mais importante é que mães e bebês se sintam bem nesse momento de celebração, pois se você não apoia a amamentação em público, você não apoia integralmente o aleitamento materno”, defende o pediatra e homeopataMoises Chencinski (CRM-SP 36.349), autor do Blog Mama que te faz bem e um dos organizadores da Hora do Mamaço, na cidade de São Paulo.

Segundo Simone de Carvalho, fundadora da AMS Brasil - Aleitamento Materno Solidário, uma das organizadoras da Hora do Mamaço na cidade de São Paulo, “a Hora do Mamaço é uma reunião pacífica de mães que amamentam e que desejam que este direito sublime e fundamental para os seus bebês seja cada vez mais respeitado e apoiado por toda sociedade. Em 2013, realizamos a Hora do Mamaço, na cidade de São Paulo, na Casa das Rosas. O evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre mães, bebês e familiares. Paralelamente ao evento presencial, foram realizados outros 45 eventos em várias cidades, bem como eventos no exterior, em países como Chile, Portugal, Alemanha e Estados Unidos, promovido por mães brasileiras residentes nestes países”, afirma.

Além do mamaço em si e do registro da ação por meio dos selfies durante os eventos em todas as cidades, “incentivaremos o público a fazer a assinatura do manifesto Lei de Proteção à Mãe que Amamenta: em Qualquer Hora em Qualquer Lugar, visando que a petição on-line alcance a marca das 100 mil assinaturas para que seja enviada ao Congresso Nacional e se transforme em Lei”, diz o pediatra Moises Chencinski.

Simone de Carvalho destaca que o mais importante em relação à Hora do Mamaço é a adesão espontânea de toda e qualquer mãe em qualquer cidade do mundo. “A força motora desse movimento em prol da amamentação são as próprias mulheres, portanto, qualquer mãe pode promover o evento em sua cidade. Quanto maior o número de cidades participantes, maior a força do movimento. Cadastre a sua cidade e participe”, defende a fundadora da AMS Brasil - Aleitamento Materno Solidário.

A Hora do Mamaço, em sua terceira edição, conta com o apoio institucional da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e do Cine Materna. “Estaremos juntos para dar todo o apoio às mães e mostrar como o aleitamento é fundamental na vida dela e do bebê. Nada pode substituir o momento da amamentação entre mãe e filho. A manifestação das mães por meio da Hora do Mamaço e das selfies reforça nossa convicção de apoiar a amamentação nos espaços públicos das cidades”, declara Marisa da Matta Aprile (CRM-SP 27.206), pediatra e Presidente do Departamento de Aleitamento Materno da SPSP.

Informações relevantes sobre A Hora do Mamaço:

A terceira edição do evento tem como coordenadores na cidade de São Paulo, o pediatra Moises Chencinski (CRM-SP 36.349), e a pedagoga Simone de Carvalho. Para mais informações:

SERVIÇO:

Hora do Mamaço em São Paulo (capital)
Data: 2 de agosto de 2014
Horário: a partir das 10h
Local: Casa das Rosas
Endereço: Av. Paulista, 37 – São Paulo – SP.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545