Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

O que colocar na lancheira

16/05/2010

* Dr. Moisés Chencinski

Com a volta às aulas, uma questão merece a atenção redobrada dos pais: o que colocar na lancheira? Segundo o pediatra e autor do livro "Gerar e Nascer - um canto de amor e aconchego", Dr. Moises Chencinski, o lanche deve ser equilibrado, com carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas, sais minerais e água. "É importante observar as proporções recomendadas por faixa etária, período de desenvolvimento e também os hábitos culturais da criança".


Dr. Moises explica que os excessos ou a falta de nutrientes podem, igualmente, prejudicar o desenvolvimento de uma criança. "Deve-se evitar os alimentos ricos em gordura saturada e trans, proveniente de frituras (coxinhas, pastéis, etc.), doces (chocolates, pavês, bolachas recheadas) e de sal, pois eles contribuem para o alto índice de obesidade infantil nos dias de hoje".

O pediatra dá um exemplo de lancheira saudável: "Um lanche com pão de forma (pode ser com fibras) e um patê feito com queijo pode ser de fácil aceitação para uma criança. Se juntarmos um suco de frutas (laranja e mamão sem açúcar, por exemplo) e uma fruta (pêra, maça ou banana), teremos um lanche equilibrado, saudável, colorido, de fácil mastigação e digestão e, mesmo assim, atraente para as crianças".

Mas, o que fazer quando a criança pede para comprar um lanche diferente na cantina? Liberar um dia por semana a alimentação "menos saudável" não deve ser visto como um fracasso das tentativas de manutenção da saúde. Se nas outras refeições, a alimentação segue uma orientação adequada, não será esse lanche o responsável pelo total desequilíbrio nutricional de nossas crianças. Lembre-se de um fato importantíssimo: quem fornece o dinheiro para a compra desses alimentos é você. Assim, esse dinheiro deve ser gasto de acordo com as suas orientações".

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545