Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Coelho põe ovos na Páscoa?

Do Blog da Clínica Amai

A Páscoa está chegando e é mais uma boa razão para o fortalecimento do vínculo familiar. Para que essa data possa ser vivida em toda sua plenitude e intensidade, que tal conhecer um pouco mais sobre essa festividade?

19/12/2009

Vai me dizer que você nunca se perguntou como isso começou.
Será que na antiguidade coelhos eram ovíparos?
E como é que esses ovos se transformaram em chocolate?

Tradições. Cultura de um povo.
A Páscoa está chegando e é mais uma boa razão para o fortalecimento do vínculo familiar. Para que essa data possa ser vivida em toda sua plenitude e intensidade, que tal conhecer um pouco mais sobre essa festividade?

Páscoa
Do latim (Pascae), do grego (Paska) ou do hebraico (Pessach – o mais antigo), normalmente significando um ritual de passagem, essa é uma comemoração muuuuitooo antiga.
Contam que na Europa antiga, a saída do inverno (muito rigoroso, tornando difícil a produção de alimentos) para a primavera (em março) representava uma esperança de sobrevivência e era marcada pelo surgimento das flores.Foi nessa mesma época de Páscoa que os judeus, aprisionados por muito tempo pelos faraós, iniciaram a sua saída do Egito para o deserto (1.250 aC), passando pelo Mar Vermelho, para chegar, 40 anos depois, a Israel, liderados por Moises.
Quando, séculos após, Jesus entra na cidade de Jerusalém, uma semana antes da Páscoa (Domingo de Ramos), tem início o que é conhecida hoje como a Semana Santa que culmina com o dia da Páscoa, com a ressurreição.

Mas… coelhos?
Independente da religião ou crença, a Páscoa tem relação com a esperança de uma vida nova, renascimento, ressureição, com melhores condições.O coelho, por ser reconhecido como um dos símbolos da fertilidade, da reprodução, foi escolhido para representar essa idéia. Fertilidade significa reprodução e preservação da espécie.
Por ser símbolo de uma nova vida, no Egito Antigo, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida e alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua que indicava o começo da Páscoa.
Conta essa tradição, trazida pelos imigrantes alemães para a América perto de 1.700, que o coelho escondia ovos coloridos e que as crianças teriam que encontrá-los nas manhãs de Páscoa.Outros dizem que uma vez, uma mulher sem muitas posses pintou ovos bem colorido e os escondeu em um ninho para dar a seus filhos como presente no dia de Páscoa. Quando eles acharam o ninho, passou um coelho correndo e criou-se uma lenda de que tinha sido o coelho a trazer esses ovos.

Ovos
Seguindo a mesma linha, os ovos apareceram na Páscoa representando a fertilidade, a nova vida, o nascimento.
Pintar e colorir os ovos (cores brilhantes smbolizando a luz do sol) para presentes é costume bem antigo também.
Desde a época dos persas e egípcios (que acreditavam que a Terra tinha saíde de um ovo gigante), cristãos da Mesopotâmia e até o século XIX, os ovos eram lindos, pintados enfeitados, porém não comestíveis.

É aí que entra o… Theobrama cacao
Quem? O quê?
Esse é o nome científico do… chocolate!!!Conhecido como "manjar dos deuses" ("tradução" de Theobroma) os Maias e os Astecas iniciaram a divulgação dessa delícia, inicialmente consumida apenas como bebida, tão valiosa e sagrada quanto o ouro.
Daí até o século XVI, na Europa, quando passou a ser consumida de forma mais ampla (sementes de cacau torradas e trituradas, misturadas com água, mel e farinha), ainda como uma deliciosa bebida.Sagrado e poderoso, pecaminoso e profano, afrodisíaco, valioso, reservado a soldados e governantes e depois popularizado, até o século XX, o chocolate passou por muitas transformações até serem formatados como bombons e ovos para o consumo de chocolate no mundo todo, especialmente na Páscoa.
Gostoso, nutritivo, energético o chocolate transforma o ovo, símbolo do renascimento, através de seu consumo, em um caminho para uma nova vida.

A Páscoa pelo mundo
Através dos tempos, passeando pelo mundo, a Páscoa tem muitos significados diferentes.Na China, por exemplo, é tradição (Ching-Ming) visitar-se os túmulos dos familiares, deixando "presentes" doces para que eles fiquem felizes com seus descendentes.
Já na Europa, pela diversidade cultural, os hábitos podem variar em lugares até vizinhos, mas dar ovos coloridos aos amigos e parentes é muito comum, especialmente nos países do leste. Na Armênia, por exemplo, esses ovos eram ocos pintados com imagens religiosas (Cristo e Virgem Maria entre outros).
Nos Estados Unidos, a caça ao ovo (de chocolate) ainda é a maior diversão familiar. Ovos de chocolate são espalhados e escondidos pela casa, jardins e quintais para que as crianças os encontrem, muitas vezes unindo a própria comunidade local nessa festividade.

Assim, independente da sua crença, da sua religião, essa é uma boa época para reunir a família e relembrar o passado, mas visando a esperança do renascimento, voltando-se cada vez mais para a união e para a paz.

Boa Páscoa a todos com ou sem coelhos, ovos ou chocolate, mas com muita esperança!

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545