Palavra de Especialista > Oftalmologia > Dra. Stefania Danca Steru Pall

VOLTAR

O que os pais perguntam?

Especialista:

Dados do profissional

Quando os pais devem procurar um oftalmologista para seu filho?
Sempre que tiverem qualquer dúvida em relação aos olhos de seu filho (os pais observam imediatamente quando algo "está" diferente). Ou então, levem quando seu pediatra indicar. Fiquem atentos para quando a criança pedir, ou se queixar dos olhos (crianças têm razão, às vezes).

Quais os problemas oftalmológicos mais freqüentes nas crianças de 0 a 1 ano?
Doenças Congênitas (já aparecem ao nascer, o pediatra orienta). Estrabismo, catarata, ptose palpebral (pálpebra caída). Canal da lágrima estreito (olho "sempre chorando"). Conjuntivites (olhos vermelhos, lacrimejando, coçando, piscando muito ou sensíveis à luz, acordou com olho grudado). Traumas. Hemorragias na conjuntiva (manchas vermelhas na parte branca do olho). Brilho dos olhos diferente em um olho e no outro.

Será que o bebê enxerga?
Mostre objetos perto do rosto e ele poderá acompanhar a partir de mais ou menos um mês. Com 6 meses já pega objetos pequenos com a mão.

Será que a criança enxerga nos dois olhos?
Em bebês, quando o médico suspeita de anomalias, existem exames específicos para sabermos (já que bebê não informa). Na criança que informa bem, peça para reconhecer brinquedos de tamanhos diferentes na distância de 5 metros (fechando um olho e depois o outro).

O que são MIOPIA, HIPERMETROPIA e ASTIGMATISMO?
São defeitos do desenvolvimento do olho (não doenças), que aparecem desde o nascimento até o adulto jovem. Podem apresentar causa genética (outros na família também têm). São defeitos na qualidade da visão (na tentativa de melhorar essa visão os olhos forçam, ficam vermelhos e pode dar dor de cabeça).
O míope tem mais dificuldade para enxergar longe. O hipermétrope tem mais dificuldade de muito perto. O astigmata tende a enxergar longe e meia distância "tremido". Não confundir com "presbiopia" (dificuldade do adulto para ver de perto, após os 40 anos).

O que é ESTRABISMO?
O estrabismo não é a doença e sim a conseqüência do defeito de visão. Pode ser de nascença (defeito na musculatura que mexe os olhos), adquirido (quando um olho passa a enxergar menos que o outro, tende a fugir para dentro ou para fora).

O que é CATARATA?
É quando o cristalino (estrutura que fica dentro do olho) perde a transparência. É mais comum no idoso. Existe a forma congênita (de nascença) e é cirúrgica logo que é feito o diagnóstico.

O que é CONJUNTIVITE?
Conjuntivite é toda inflamação da conjuntiva (parte branca do olho). Pode ter várias causas: bactérias, vírus, fungos, alergias, produtos químicos irritantes.

O que é GLAUCOMA?
Esta é uma doença de característica freqüentemente genética, no adulto, e que apresenta pressão intra-ocular aumentada. Quando não tratada pode levar a cegueira. Quando é congênita, a criança nasce com olho muito aumentado de tamanho e de coloração acinzentada (indicação de cirurgia imediata). 

Quando colocar óculos em uma criança?
Assim que o oftalmologista constatar que a criança (ou até o bebê) tem dificuldade para enxergar, deverá corrigir a visão com óculos.

Quando e por que se usa tampão no olho das crianças?
Tampa-se o olho BOM, algumas horas, por dia para "forçar" o olho com menos visão (olho preguiçoso) a trabalhar.

Quando deve ser a primeira consulta de rotina no oftalmologista?
Em torno dos 3 anos ou quando seu pediatra aconselhar.