Palavra de Especialista > Odontopediatria > Dra. Lúcia Coutinho

VOLTAR

A primeira visita odontológica

Especialista:

Dados do profissional

Orientando sobre crescimento e desenvolvimento dos arcos dentários

A primeira visita ao odontopediatra deve ocorrer por volta dos 6 aos 8 meses, período em que normalmente ocorre o nascimento dos primeiros dentinhos do bebê. 

Primeiro Dente= Primeira Visita.

Mas não é muito cedo para visitar o dentista? A visita é indicada assim que os primeiros dentinhos erupcionam, pois algumas vezes os dentinhos nascem mal formados, sendo assim o diagnóstico e o acompanhamento por um odontopediatra são essenciais.

Nessa consulta o profissional irá realizar uma anamnese e uma avaliação clínica da boquinha do bebê, incluindo seus dentes e as estruturas orais, tais como: palato, rodetes gengivais, cordão fibroso, freios (lingual e labial), língua, assoalho bucal e bochechas. Os pais serão orientados quanto à dieta (tipo e consistência), amamentação, limpeza dos dentes, aplicação de flúor, além de esclarecimentos sobre o uso de mamadeira, chupeta e dedo. A partir do nascimento dos primeiros dentinhos, a limpeza deverá ser feita três vezes ao dia (tanto para crianças amamentadas no peito quanto na mamadeira), sendo a última escovação muito importante e deverá acontecer antes de dormir.

As orientações e os procedimentos odontológicos preventivos irão contribuir para a evolução natural da mastigação, da fala, da deglutição e da respiração, para que possa ocorrer o estabelecimento de uma boca saudável, livre de cárie, problemas periodontais e má- oclusão (alteração no encaixe dos dentes).

Quando a criança inicia a fase de introdução dos alimentos, que geralmente coincide com a fase do nascimento dos primeiros dentinhos, a criança aprende a mastigar, ou seja, ganha os movimentos de lateralidade, nesta fase novos músculos são exercitados, esses músculos irão participar da fala e da deglutição da criança. Sendo assim, crianças que não desenvolveram corretamente poderão apresentar uma deglutição atípica ou ainda problemas de fala.

Lembrando que crescer é diferente de desenvolver! Se eu deixar uma semente na terra crescer por si só, sem dúvida nenhuma ela irá crescer bem e se transformará em uma planta, mas se eu colocar a semente na terra com luz adequada, regando conforme a necessidade da planta e dando todos os estímulos adequados, ela não irá só crescer, ela irá se desenvolver atingindo o seu maior potencial.

Desenvolver é crescer no maior e melhor potencial. Prevenção é fazer todas as crianças se desenvolverem no seu melhor e maior potencial, para que todos cheguem aos 90 anos de idade sem lesão de cárie, sem problemas musculares ou de articulação e com um sorriso bonito e saudável!